quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

13 de JANEIRO 2021 - Décimo terceiro dia da terceira década do terceiro milénio

O Confinamento LIGHT

 

A próxima sexta-feira marcará o início de um novo Confinamento, o primeiro da década, o segundo em menos de um ano. Vou chamar-lhe "Confinamento Light", por razões óbvias. Hospitais e Lares de Idosos, Centros de Dia e de Cuidados Continuados (naturalmente), Tribunais, Escolas, Supermercados e Mercearias, Restaurantes, Cafés e Bares com serviço de restauração, em regime de Take-Away, Postos de Abastecimento, Farmácias, Indústria e todo o tipo de trabalho de Construção Civil, mais a malta do Chuto da Bola, Quiosques para venda de jornais, revistas, do Placard, das raspadinhas, do Totobola e do Euro Milhões, as Escolas, as Igrejas e suas Capelinhas, tudo isto se irá manter em atividade, assim como Cemitérios (naturalmente), Estabelecimentos Prisionais (estão em funcionamento mas encerrados ao público em geral, presumo eu), as Universidades, Esquadras de Polícia e alguns Serviços Públicos mediante marcação prévia, isto para além de Bombeiros, Táxis e Ubers, ( Eat e sem ser Eat ), Transportes Públicos, Consultórios de Dentistas, etc, etc, etc...(incluí aqui alguns etceteras por existirem outras atividades e/ou serviços que, seguramente, continuarão também a funcionar).

Digam lá se isto não é um "Confinamento Light"? Até vamos ter Bónus a meio do confinamento, vamos todos poder sair livremente à rua no dia 24 de janeiro para votar que nem uns desconfinados, (e que belo será esse domingo de eleições), logo depois da ida à missa, claro está, essa importantíssima atividade Cultural. Não faço ideia se existe também autorização para se manterem abertas, neste Confinamento, todas as mesquitas, as Sinagogas, os templos Budistas, Xintuístas e Hindús, as Igrejas Adventistas, Evangélicas, Protestantes, Batistas, Ortodoxas, Mórmons, as Cientologistas, para além de todos os outros lugares onde se pratique qualquer tipo de Culto. Espero, para bem do nosso governo, que não se tenha esquecido deles neste "Confinamento Light". Já agora, será que as Lojas Maçónicas também têm autorização para manterem as suas atividades Culturais? Não sei, pois nenhum jornalista colocou esta pertinente questão, mas acredito que sim, que não haverá nenhum problema se isso acontecer, seguindo o exemplo das Missas...

Se tiver cãozinho, pode ir passear o cão, se tiver gato, pode ir passear o gato, pode dar um passeio ou uma corrida higiénica, correr a milha, a légua, os 5K os 10K a meia maratona ou a maratona inteira, se para aí estiver motivado... Leve é a máscara, não se esqueça da máscara que agora a multa é a dobrar! Pode seguir a viagem higiénica de skate, de bicicleta, de trotinete, de triciclo, só não sei se pode usar jumento, mula, égua ou cavalo, ninguém se lembrou de questionar o nosso Primeiro Ministro acerca deste importante assunto.

O "Confinamento Light" chega já na próxima sexta-feira. Com ele estão os nossos governantes seguros que iremos conseguir acalmar a trágica subida do número de infetados e de mortos por Covid. Quanto a mim, não consigo estar otimista com esta estratégia. Considero-a  errada, absurda em muitas das suas opções, tremendamente disparatada, quase a roçar a incompetência e a insensatez.

Uma coisa é certa e segura, amanhã lá estarei, na sala do costume, para cumprir com todo o rigor e profissionalismo as Mui Nobres e importantíssimas funções de Professor. E não se esqueçam, nada de idas a Teatros, Concertos, Bailados, Museus, Bibliotecas, Livrarias, Cinemas, Óperas, Circos, Colóquios, Conferências, Palestras, Exposições... ou qualquer outro tipo de atividade Cultural, com exceção, claro está,... da Santa Missa.

Um Bom Confinamento... se conseguir!


Sem comentários:

Arquivo do blogue