(latim gens, gentis, conjunto de pessoas com o mesmo nome, raça, família)
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
2 0 1 0 !!!!
(latim gens, gentis, conjunto de pessoas com o mesmo nome, raça, família)
domingo, 27 de dezembro de 2009
Última semana do ano... Feliz Última semana de 2009!!!!
Escolher o melhor e o pior deste ano de 2009. Em várias áreas e passando por interesses diversificados, este foi um ano que rapidamente se esgotou, mais um que desejou acabar depressa, e aqui estamos quase a dizer-lhe adeus.
PENSAMENTOS PARA ESTES ÚLTIMOS DIAS DE 2009
Apetece-me apenas recordar coisas boas, apesar de ser mais fácil considerar as coisas más para enumerar, e não foram poucas.
- Se o Mundo continua redondo, aos homens vai-se esgotando o tempo disponível para o conseguir manter azul e verde...
- Acabei o meu segundo romance e estou com o terceiro a arrancar ( embora passe neste momento por um pequeno período de "descanso" ). Foi uma viagem espantosa que não mais poderei esquecer. Conheci personagens apaixonantes na construção da história e não mais conseguirei dormir da mesma forma.
- Férias a passear por uma Europa mais burguesa e populosa, as cócegas que tive em Itália, os olhos dos meus filhos a brilhar em frente de obras primas de Botticelli, de Da Vinci, de Giotto, de Rafael, de Piero de la Francesca, de tantos tantos outros. As crianças e as memórias que guardaremos todos uns dos outros deste Agosto passado.
- The Reader, ( o leitor )! O melhor de todos os filmes deste ano, ( e do próximo e do outro a seguir ). Um filme assim não aparece todos os anos.
- Os dois primeiros episódios da 6ª série do Dr. House, com Franka Potente ( a mesma de Lola Rennt ). Foram cerca de noventa minutos passados num hospital psiquiátrico e com assombrosas interpretações de Hugh Laurie e da actriz alemã. O melhor que a tv ( um verdadeiro lixo ) nos mostrou ao longo deste ano. Fez-me recordar Milos Forman e o seu "Voando sobre um ninho de cucos".
- Coraline, o melhor filme de animação do ano. Um doce de história e uma realização assombrosa de Henry Selick, que já provou ser um espantoso iluminado ao servir-nos a sua arte nos filmes "James e o pêssego gigante" e "O estranho Mundo de Jack". Todos obras-primas.
- Mudei de escola, keep moving forward...
- Os sorrisos dos meus filhos estão cada vez mais iluminados, crescem, crescem e crescem a voar...
- O sol ainda brilha, a lua ainda por lá se mantém e isso devia ser tudo aquilo que nos interessa. A capacidade que alguns de nós ainda vão tendo em conseguir entender a magia da sua eterna beleza.
Fly me to the moon - ( Please, be true... )
até já!
CORALINE
The Reader
Dr. House ( Série 6 episódios 1 e 2 )
Passeio pelos "Uffizi"
FELIZ última semana de 2009!!!
sábado, 26 de dezembro de 2009
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
QUE ESPERANÇA PARA ESTE PLANETA?
Os povos não se entendem e o planeta irá sofrer nas próximas décadas ameaças e alterações tão avassaladoras quanto temíveis.
Estarei a ser pessimista?
A Humanidade cavou um fosso gigantesco entre ricos e pobres, entre os países ditos desenvolvidos e aqueles que tudo fazem para lá chegar...
E depois existe a China, que tudo parece produzir, que tudo vai fabricando, que vai queimando carvão, que vai largando as bicicletas, que vai crescendo, que aos Estados Unidos vai ameaçando, uma ameaça que vai muito para lá das suas gigantescas capacidades de produção.
E depois existe a Índia, e os países do antigo bloco soviético com as perigosamente esquecidas armas atómicas de destruição que fariam corar de inveja as torres gémeas do 11 de Setembro.
E o Brasil e as suas ambições de crescimento económico global que o transformaram num país que tanto cresce como destrói recursos a uma velocidade dramática.
E os outros, aqueles que se preocupam em alimentar o imenso ódio pelo inimigo Americano e tudo o que a sociedade desenvolvida e laica representa, uma verdadeira "guerra santa" que é alimentada pelas raízes do medo, da pobreza e da cultura do terror.
ESTE NOSSO PLANETA VAI SOFRER:
- com o aumento e o crescimento da taxa de natalidade ( somos quase 7 biliões de seres humanos e nascemos mais nos países mais pobres e menos desenvolvidos )
- com o aumento da poluição produzida pelos países em vias de desenvolvimento
- com o aumento das desigualdades sociais a nível regional e global
- com a natural degradação dos ecossistemas naturais
- com o aumento das manifestações de desagrado que irão criar situações complexas para os estados soberanos
- com o crescimento dos grandes aglomerados urbanos, das grandes metrópoles e megalópoles
- com as migrações dos povos de países em dificuldades económicas, desalojados,
Mas sofrerá de maneira ainda mais vincada e visível
com a incapacidade que o ser humano sempre mostrou ao longo da sua história em conseguir dialogar, em conseguir ultrapassar todas as suas diferenças para atingir um estado de humildade e sapiência tal que lhe permita, realmente, evitar a mais que previsível e inevitável catástrofe global.
Tal como os habitantes da ilha de Páscoa...
COPENHAGA FOI UM COMPLETO FIASCO
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
PRAIA - Ondas do mar salgado
sábado, 21 de novembro de 2009
NOJO, METEM TODOS NOJO, UM NOJO ANGUSTIANTE...
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Já não os posso ouvir...
Novo ciclo que irá continuar...
não cessará o processo...etc, etc, etc
Eu estou sem saber qual a MINHA AVALIAÇÃO...
Estamos quase no final do 1º Período de 2009-2010!!!!
Estou sem progredir na carreira DESDE 2002. Em 2006, ano em que deveria ter chegado ao ( antigo ) 7º escalão, ficou tudo congelado.
Estou desde 2002 ( sim desde há sete anos inteiros, vai para o oitavo, ) sem qualquer progressão no BOLSO!
Como eu, estarão tantos outros, e em outras situações idênticas em escalões mais acima e mais abaixo...
Obrigado pela sua maravilhosa política Sr. Engenheiro, muito obrigado...
A sua paixão, sr Primeiro, não é nem nunca foi a Educação, pois não tem nenhuma!
Mas, afinal de contas, qual será, de facto, a sua verdadeira Paixão?
Ninguém quer saber, sr. Primeiro, ninguém, de facto, se importa...
A MINHA AVALIAÇÃO, e a que faço ao perceber o carácter e profissionalismo de tantos e tantos outros colegas, é de que somos todos EXCELENTES, EXCELENTES PROFISSIONAIS!
Continuar nesta profissão com a cabeça bem levantada a fazer por este País aquilo que o sr. Primeiro não pode, sequer, imaginar.
Por si, os professores devem ter passado como Fantasmas!
A culpa disso, seguramente, não terá sido de quem o tentou ensinar sr. Primeiro.
E estamos no Mundial de Futebol, o primeiro de sempre no continente Africano!
Teríamos muitas contas a ajustar com o nosso passado se falhássemos esta lança em África...
Sempre o ópio do futebol!
Parabéns Meireles!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
E o Muro caiu faz 20 anos!!! VIVA A LIBERDADE!
Estive por duas vezes em Berlim, antes da queda do muro! Era ainda muito novo, mas aquela sensação de ter de atravessar um país com o mesmo nome do outro para depois voltar a sair dele e entrar na parte Ocidental de Berlim, a parte que fazia parte da República Federal Alemã, fez-me muita confusão e estranheza.
Uma cidade emparedada, uma cidade com zonas do muro que eram altares, memoriais às vítimas que tinham feito tentativas infrutíferas de atravessar aquela parede de vergonha!
Uma cidade que foi até ao 9 de Outubro de 1989 o rosto do que faltava derrubar da Guerra Fria! O final da 2ª Grande Guerra, provavelmente, só foi totalmente conseguido ali naquela noite.
Os homens são feitos todos da mesma massa, e a maior de todas as suas riquezas é poder crescer em Liberdade!
Quanto aos outros muros, os muros invisíveis, os muros que existem nas profundezas da alma do homem, esses ainda terão de aguardar mais alguns séculos para poderem ser, em definitivo, deitados abaixo.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
E para a Pasta da Educação a ministra é... ISABEL ALÇADA!
- Quando questionado sobre se a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, se iria manter no seu cargo, José Sócrates sublinhou que com «novo governo novos ministros, é mesmo assim». «Em todas as pastas haverá novos ministros», frisou.
- fonte TSF
- Não será uma política de educação nova, pois o "chefe" é o mesmo, portanto, será sempre mais do mesmo, não nos iludamos.
- Acredito que uma das hipóteses mais baladas será a de Isabel Alçada.
- Isabel Alçada
- Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950, sendo a mais velha de três irmãs. A casa da família era muito frequentada pelas tias e pelas primas mas apesar de pertencer a um grupo maioritariamente feminino, quem representava a autoridade máxima era o pai, homem de pulso firme, alegre, optimista, criativo. As histórias e os jogos que inventava, bem como os passeios e visitas a museus que organizava, representavam um desafio e um estímulo permanente para as filhas e afinal para todos os que os acompanhavam.
- A infância e juventude decorreram num ambiente alegre, caloroso, feliz, rico de vivências.
- Frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Casou ainda estudante, na véspera de fazer 18 anos e iniciou a sua vida profissional a trabalhar no Centro de Formação e Orientação Profissional - Psicoforma. Concluído o curso, ingressou nos quadros do Ministério da Educação, tendo participado activamente na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76. No ano seguinte optou por seguir carreira como professora de Português e História. Foi convidada para trabalhar na formação de professores como orientadora de estágio.
- Para além disso, e a título de curiosidade, foi minha professora nos idos anos setenta na escola básica Fernando Pessoa, de Lisboa, nos Olivais Sul.
- Lembro-me das bibliotecas de turma, dos livros de turma que gostava de incentivar com obras poéticas executadas pelos alunos, de uma avaliação e anotação que fez a um dos meus poemas sobre um peixe solitário num pequeno aquário e do timbre característico da sua voz. Não quero que venha a ser Ministra, pois tenho-a em boa consideração, mas é o seu nome está na linha da frente!
- Foi professora, o que só lhe deve ter dotado a alma com a racionalidade e objectividade necessárias para não se deixar transfigurar pelos cinzentos meandros do poder.
- A ver vamos
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Neste 5 de Outubro, PRESIDENTE NÃO FALA! Por um lado, ainda bem! Por outro...
É tradição que o seu Presidente, o da República, claro está, discurse nas cerimónias à Nação!
O nosso Presidente não gosta da tradição, aliás, anda a congeminar uma quantidade estranha de NOVAS TRADIÇÕES.
Ao abrigo de uma inenarrável presunção de que poderiam as suas palavras neste dia (???) influenciar as futuras eleições autárquicas, falou ao País só para dizer que não falava e que era porreiro visitar o Palácio de Belém e dar uns recadinhos ao povo! (?????)
Mas afinal de contas, que Presidente é este???
Aqui está a prova de que, ao contrário daquilo que afirmou, a razão pela qual não falou aos Portugueses, afinal, foi outra!
Cavaco foi até ao Shopping, aproveitou o feriado, e viu o filmezinho da Disney 3D, G-Force, com os netinhos.
Acabadinho de estrear! Podia lá ele faltar ao prometido!
Adeus avôzinho Cavaco, Adeus PIM!
VIVA A REPÚBLICA!
.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
PARABÉNS RIO de JANEIRO - Parabéns BRASIL!!!!!
O Rio passará a fazer parte da elite restrita de cidades Olímpicas!
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Vitória de todos os partidos... ( menos do PSD ). E esta Hem?!
O País foi a votos, de maneira ordeira e completamente civilizada, somos de brandos costumes!
Ao contrário das indicações das sondagens, ao contrário da que aqui foi apresentada ( nada científica, mas muito barata...), parece que, afinal, TODOS OS PARTIDOS VENCERAM ESTAS ELEIÇÕES, todos menos o PSD...
- O PS, porque venceu ( Perdeu a maioria absoluta que detinha e, até agora, 24 deputados, mas VENCEU )
- O CDS-PP, porque em todas as sondagens aparecia sempre com uma possibilidade remota de eleger um ou dois deputados, talvez três ou quatro, e já ELEGEU 21, ( só tinha 12 e agora, com o PS até dá maioria, logo VENCEU )
- O BE, porque subiu o número de votantes e de deputados eleitos por uma margem quase escandalosa. Perto dos dez por cento e já ELEGEU 16 deputados, o dobro de 2005, logo VENCEU!
- A CDU, porque tem uma filosofia tão própria, tão particular de analisar os resultados de qualquer eleição, que mesmo se perdesse os seus deputados em Beja e em Évora acabaria por ganhar qualquer coisa. Como nestas eleições "conseguiu contribuir para que as políticas de direita fossem derrotadas e com que a maioria absoluta do anterior governo do Eng.º Sócrates não fosse conseguida", isso a par de ter obtido MAIS UM DEPUTADO que em 2005, logo VENCEU!
- O PSD não VENCEU! Foi, aliás, o único partido que conseguiu essa proeza estranha, sair derrotado de umas eleições! Mas, e se, apesar de ter ficado colocado num segundo posto por estar com expectativas bem altas ( tinha vencido as Europeias, lembram-se? ), acabar por ser usado pelo Engenheiro para formar uma coligação CENTRALISTA????? Se essa bizarria político-tacho-partidária se efectuasse, não sairia também o PSD VENCEDOR das eleições? Outra coisa estranha!!O PSD ganhou MAIS SEIS DEPUTADOS DO QUE EM 2005!!! Logo...
Afinal, mais de 40% de abstenção! O pessoal gosta de praia, de piqueniques e de passeatas... Depois fica tarde para ir votar! Também figuram nas listas um número bastante alargado de indivíduos que já não anda por cá! Mortos e outros casos estranhos de nomes que aparecem mais do que uma vez nas listas, e ainda outras malandrices amalucadas. Se calhar foi só uma abstenção de 37%, ou 38%, ou até menos...
Fosse como fosse, se essa percentagem de votos caísse toda num só partido ...
DAVA PARA TER GANHO AS ELEIÇÕES!!!!!! O PS "só" teve 36,56% dos votos!!!
Como diria o saudoso Fernando Pessa,
E esta HEM!?
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Último dia de Campanha... FINALMENTE!
SONDAGEM INFALÍVEL DÁ DERROTA A TODOS OS PARTIDOS NAS ELEIÇÕES DE PRÓXIMO DOMINGO !!!
O próximo domingo será o dia em que se irá decidir quem vai, quem permanece ou quem entra de novo.
As sondagens já afiaram os seus dentes e os jornais apresentam nas suas primeiras páginas os resultados dessas espantosas e científicas ferramentas de futurologia. Uma espécie de Zandinga paradigmático, ou melhor, uma espécie de amiga Maya dos amigos das previsões... Mas servem afinal para quê essas sondagens?
A minha sondagem não recebe os milhares ou milhões de euros pagos para que se saiba, antes, muito antes, o que vai acontecer no próximo domingo, mais coisa menos deputado.
- A minha sondagem é aqui apresentada de borla, sem ter qualquer critério científico que a sustente.
- A minha sondagem é tão sofisticada que não consigo ( nem me deixam ) dar a conhecer todas as variáveis, equações, fórmulas e programas informáticos que estão por detrás dos seus resultados.
- A minha sondagem é triste, ( sei disso pois já a li ), triste pois parece que não sairá ninguém vencedor nestas próximas eleições - O Ps ganha mas sem maioria e por muito, muito pouco, ( mesmo mesmo muito pouco ), o que será encarado como uma derrota apesar dos cerca de 1,768% a 1,997% de diferença para o PSD. Dizer, na prática, que o PS venceu as eleições com esta vantagem quase dá vontade de rir. os analistas depois que analisem.
- A minha sondagem é triste pois a CDU até para CDS-PP perde o quarto lugar. A diferença entre CDS e CDU é quase microscópica, mas para o Jerónimo e seus pares vai ser coisa triste e muito difícil de engolir.
- A minha sondagem é triste porque também será muito triste para o maior partido da oposição continuar o maior partido da oposição ( e por margem tão pequenina, mesmo pequenina ). Perder assim é mesmo triste.
- A minha sondagem é triste porque o senhor Portas da camisa aberta de par em par vai andar todo feliz com essa espantosa proeza de ter obtido uns miseráveis votinhos a mais do que a CDU. É só disso que o CDS-PP vai falar, ou também vai engolir o seu gordo sapo pelo resultado triste dos amigos laranjas? Triste!
- A minha sondagem é triste porque, mesmo subindo escandalosamente na votação, mesmo escandalosamente, o Bloco de Esquerda e o PS não terão juntos maioria absoluta para se entenderem, eles que nunca se entenderam nem sabem bem como isso será possível...
- A minha sondagem indica que, depois destas eleições de Domingo, o país pequenino que nós somos, não sabe bem que salada de fruta ou cozido à portuguesa sairá do cenário pós-eleitoral.
A minha sondagem é triste mas os portugueses não, pois se alguma vitória sairá da votação do próximo domingo, é a vitória da adesão ao voto e da subida do número de votantes. A abstenção vai perder, isso é já um dado certo e seguro ( sim, o tempo ajuda, e depois ).
Então, e se mais gente a votar dá este sinal aos governantes?
Melhor será tomarem bem conta da panela da governação ( desculpem, do tacho da governação ), arranjarem cozinheiros de muitas cores e "restaurantes" pois a mesa, essa, já está posta!
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Início de actividades lectivas - Hoje é a valer!
domingo, 6 de setembro de 2009
O Cenário Pós Eleitoral...
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
O Último dia de Agosto!
domingo, 30 de agosto de 2009
FÉRIAS NO FIM...
Um ser humano que mais parece ter surgido de um outro planeta.
HUSSEIN BOLT - O Melhor atleta do Mundo!
Recorde do Mundo dos 100 metros!
Recorde do Mundo dos 200 metros!
domingo, 2 de agosto de 2009
RECORDES e mais RECORDES!!
MASCULINOS
100 livres, 30/07, César Cielo Filho, Bra, 46,91 (Final).
200 livres, 28/07, Paul Biedermann, Ale, 1.42,00 (F).
400 livres, 26/07, Paul Biedermann, Ale, 3.40,07 (F).
4x200 livres, 31/07, Estados Unidos, 6.58,55 (F).
50 costas, 01/08, Liam Tancock, GB, 24,08 (MF).
02/08, Liam Tancock, GB, 24,04 (F).
200 costas, 31/07, Aaron Peirsol, EUA, 1.51,92 (F).
50 bruços, 28/07, Cameron van der Burgh, Afs, 26,74 (MF).
29/07, Cameron van der Burgh, Afs, 26,67 (F).
100 bruços, 27/07, Brenton Rickard, Aus, 58,58 (F).
200 bruços, 30/07, Christian Sprenger, Aus, 2.07,31 (MF).
100 mariposa, 31/07, Milorad Cavic, Ser, 50,01 (MF).
01/08, Michael Phelps, EUA, 49,82 (F).
200 mariposa, 29/07, Michael Phelps, EUA, 1.51,51 (F).
200 estilos, 30/07, Ryan Lochte, EUA, 1.54,10 (F).
4x100 estilos, 02/08, Estados Unidos, 3.27,28 (F).
FEMININOS
50 livres, 02/08, Britta Steffen, Ale, 23,73 (F).
100 livres, 26/07, Britta Steffen, Ale, 52,22 (Final 4x100).
31/07, Britta Steffen, Ale, 52,07 (F).
200 livres, 28/07, Federica Pellegrini, Ita, 1.53,67 (MF).
29/07, Federica Pellegrini, Ita, 1.52,98 (F).
400 livres, 26/07, Federica Pellegrini, Ita, 3.59,15 (F).
800 livres, 29/07, Lin Zhang, Chn, 7.32,12 (F).
4x100 livres, 26/07, Holanda, 3.31,72 (F).
4x200 livres, 30/07, China, 7.42,08 (F).
50 costas, 29/07, Daniela Samulski, Ale, 27,39 (MF).
29/07, Anastasia Zueva, Rus, 27,38 (MF).
30/07, Jing Zhao, Chn, 27,06 (F).
100 costas, 27/07, Anastasia Zueva, Rus, 58,48 (MF).
28/07, Gemma Spofforth, GB, 58,12 (F).
200 costas, 01/08, Kirsty Coventry, Zim, 2.04,81 (F).
50 bruços, 02/08, Yuliya Efimova, Rus, 30,09 (F).
100 bruços, 27/07, Rebecca Soni, EUA, 1.04,84 (MF).
200 bruços, 30/07, Annamay Pierse, Can, 2.20,12 (MF).
50 mariposa, 31/07, Magdalena Veldhuis, Hol, 25,28 (MF).
31/07, Therese Alshammar, Sue, 25,07 (MF).
100 mariposa, 26/07, Sarah Sjostrom, Sue, 56,44 (MF).
27/07, Sarah Sjostrom, Sue, 56,06 (F).
200 mariposa, 29/07, Mary Descenza, EUA, 2.01,14 (El.).
30/07, Jessicah Schipper, Aus, 2.03,41 (F).
200 estilos, 26/07, Ariana Kukors, EUA, 2.07.03 (MF).
27/07, Ariana Kukors, EUA, 2.06,15 (F).
4x100 estilos, 01/08, China, 3.52,19 (F)
dados retirados hoje do jornal record
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Método para aprender e ensinar Medicina - Paris 1761
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Início de mais um romance
.
terça-feira, 21 de julho de 2009
FÉRIAS - Boas Férias a todos!
sábado, 11 de julho de 2009
COISAS BANAIS - Cheira a silly season!
Os outros Citro já tão a ficar velhinhos...
sexta-feira, 10 de julho de 2009
CANSAÇO!!!
quinta-feira, 9 de julho de 2009
EU SOU Um PROFESSOR E X C E L E N T E! Mai Nada!
Tu és EXCELENTE!!!
Está tudo explicadinho no dossier amarelo
ao lado do dossier azul dos apoios
junto ao vermelho das aulas assistidas
ao lado do verde 42 da direcção de turma ( só das faltas ...)
pertinho do cinza 32 das actas do Pedagógico de mês de Setembro ( quantas foram,... 7!!!)
à direita dos dossiers branquinhos com os planos de recuperação
e os outros com as grelhas das planificações a curto prazo
.....
...
..
e junto ao dossier azul das acções de formação
e dos meus dossiers de Estudo Acompanhado
para as Sala de Estudo Aberto
as do Alberto
o resto são MEMORANDOS INTERNOS
ARQUIVE-SE!!!!
.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Ficha de Auto-avaliação - uma de tantas propostas que andam por aí... Eu desta gosto!
Ficha para download em word => AQUI
Ficha para consulta em PDF => AQUI
Encontrei uma outra no blogue MUP que aqui deixo para consulta.
Qualquer ajuda, neste momento, em relação a esta matéria, cai como uma benção...
Tentar manter sanidade mental e profissional neste momento do ano, com o ano a ter de ser encerrado,
os exames,
as matrículas,
as reuniões de preparação e lançamento do próximo ano lectivo,
as novas figuras do director ou directora a assumirem as suas funções,
os professores novos que se apresentam e os outros que se vão,
as novas equipas que terão de ser rapidamente constituidas e nomeadas para as respectivas funções a desempenhar,
os relatórios a efectuar,
os inventários a actualizar, e, claro
a AVALIAÇÃOZINHA DE MAIS DE 130.000 DOCENTES, que, nesta fase, aponta para a sua AUTO-AVALIAÇÃO, conforme o espírito da coisa, perdão, da lei.
eu acuso
preciso de ajuda
e ajudo quem de mim precisar
CÁ VAI:
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO PREENCHIDA - 2
FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
DOCENTE DOS 1º, 2º E 3º CICLOS E DO ENSINO SECUNDÁRIO
AUTO-AVALIAÇÃO
1 – Como avalia o cumprimento do serviço lectivo e dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito?
No início do ano lectivo, a nível da componente lectiva foram-me atribuídas X turmas, num total de X alunos. A nível da componente não lectiva/horas supervenientes, foram-me atribuídas X horas na Biblioteca/Ludoteca/Apoio Pedagógico Acrescido/Desporto Escolar/...
Fui assíduo/a, tendo cumprido integralmente o serviço que me foi distribuído.
2 – Como avalia o seu trabalho no âmbito da preparação e organização das actividades lectivas? Identifique sumariamente os recursos e instrumentos utilizados e os respectivos objectivos.
Preparei e organizei as actividades lectivas, elaborando as planificações, quer com o meu grupo disciplinar, em Departamento, quer individualmente, de acordo com a realidade sócio-cultural das minhas turmas.
Recursos: quadro, manual, retroprojector, quadro interactivo, materiais autênticos (no caso das Línguas), pesquisa informática, de enciclopédias, de dicionários, leitor de CD...
Instrumentos: Fichas diagnóstico, fichas informativas e formativas..., todo o tipo de materiais facilitadores e potenciadores da aprendizagem para os alunos e que me foram permitindo uma melhor adequação da minha prática lectiva, no tratamento e explicitação dos conteúdos.
3 – Como avalia a concretização das actividades lectivas e o cumprimento dos objectivos de aprendizagem dos seus alunos? Identifique as principais dificuldades e as estratégias que usou para as superar.
As estratégias levadas a cabo, a fim de que eu cumprisse os meus objectivos e que se prenderam com o desenvolvimento das competências necessárias dos meus alunos, foram diversificadas, ao longo do ano lectivo. Estas centraram-se na promoção do papel activo dos alunos, a fim de que eles sentissem a sua co-responsabilidade na construção do seu processo de aprendizagem, tendo valorizado muito a organização e método de trabalho. Como já referi no ponto 2, fui atento/a às necessidades dos meus alunos, tendo utilizado diferentes recursos e instrumentos facilitadores e motivadores da aprendizagem. Também solicitei aulas de Apoio Pedagógico Acrescido (os serviços SPO...), para os alunos que apresentaram mais dificuldades e tentei que os alunos se mobilizassem para a participação nas actividades levadas a cabo pela escola.
4 – Como avalia a relação pedagógica que estabeleceu com os seus alunos e o conhecimento que tem de cada um deles?
Tentei sempre estabelecer uma relação pedagógica baseada no princípio de aprender a aprender, na reciprocidade de responsabilidades, a fim de que os alunos gostassem de estar na escola a trabalhar. Fui, também, estabelecendo sempre uma articulação estreita com as regras a cumprir, a fim de que os alunos as interiorizassem e as aplicassem, exercendo, desta forma, a cidadania, utilizando o princípio de aprender a viver com os outros.
5 – Como avalia o apoio que prestou à aprendizagem dos seus alunos?
O apoio prestado aos alunos foi muito positivo, tendo em conta que todos os recursos e instrumentos utilizados permitiram a diversificação de estratégias que visavam o sucesso. Também prestei um apoio mais individualizado sempre que necessário. A nível da relação escola/família, tentei envolver os Encarregados de Educação, informando-os ou solicitando o seu apoio, através da caderneta escolar, sempre que as atitudes dos alunos o justificavam.
6 – Como avalia o trabalho que realizou no âmbito da avaliação das aprendizagens dos alunos? Identifique sumariamente os instrumentos que utilizou para essa avaliação e os respectivos objectivos.
Tive como referência quer os Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento, quer os Critérios de Avaliação definidos pelo meu Departamento. Assim, procedi à avaliação diagnóstica, formativa e contínua, à medida que ia trabalhando os diferentes conteúdos e à avaliação sumativa, no final de cada período. Os instrumentos utilizados foram os referidos no ponto 2, tendo valorizado a organização e métodos de trabalho, com especial relevo para o caderno diário.
7 – Identifique a evolução dos resultados escolares dos seus alunos. Avalie o seu contributo para a sua melhoria e o cumprimento dos objectivos individuais estabelecidos neste âmbito.
No início do ano lectivo, a turma X apresentava X Planos de Acompanhamento e X alunos com dificuldades na minha disciplina. Através das estratégias levadas a cabo, X alunos conseguiram recuperar e desenvolver as competências necessárias para o seu nível de ensino. Contudo, X alunos não conseguiram desenvolver as competências necessárias, apesar de todos os esforços que desenvolvi e que se encontram registados em actas de Conselho de Turma e de Departamento, ao longo do ano lectivo.
- Provas de Aferição
- Exames Nacionais
Os resultados obtidos pelos alunos na avaliação externa foram ao encontro da interna que realizei ao longo do ano lectivo... ou não.
8 – Como avalia a sua participação e o seu contributo para a definição e concretização de estratégias para a prevenção e redução do abandono escolar e o cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito? Na sua apreciação identifique sumariamente as acções e iniciativas que desenvolveu.
Para a prevenção e redução do abandono escolar, por um lado, informei de imediato as ausências sistemáticas de determinado(s) aluno(s) às entidades competentes. A saber: Director/a de Turma e Encarregados de Educação, através da caderneta escolar do aluno. Por outro lado, tentei dialogar com os alunos, sempre que surgia a oportunidade, sobre a importância da escola nas suas vidas, a fim de que eles desenvolvam as suas expectativas face à mesma.
9 – Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a sua participação nos projectos e actividades previstos ao nível da escola/agrupamento e da turma (designadamente, no 1º ciclo, na supervisão das actividades de enriquecimento curricular)? Identifique as actividades que dinamizou e/ou em que participou.
A nível das actividades levadas a cabo nesta escola, trabalhei com os meus alunos, levando-os a participarem nelas activamente. Também colaborei com os meus colegas espontaneamente e/ou quando solicitado/a, quer na planificação quer na sua realização.
Dinamizei...
Participei...
10 – Como avalia a sua participação nas estruturas de orientação educativa e nos órgãos de gestão e o contributo que deu para o seu funcionamento?
Estruturas de orientação educativa: Conselhos de Turma
Órgãos de Gestão (intermédia): Departamentos
Em Departamento, participo sempre na discussão inerente às nossas práticas lectivas (planificações, Critérios de Avaliação, definição de estratégias...), bem como na planificação de actividades.
Nos Conselhos de Turma, informo-me e partilho o conhecimento que detenho dos alunos, colaboro na definição de estratégias conjuntas que consigam ajudar os alunos a colmatar as suas dificuldades e a atingirem o sucesso.
Em suma, colaboro com os demais professores, procurando que a escola seja uma instituição viva e actuante, que permita aos alunos o exercício pleno da cidadania, visto a escola ser também um tempo de vida.
Director/a de Turma: recolha de informação detalhada sobre o meio socio-económico dos alunos e partilha da mesma com os professores da turma; acompanhamento dos alunos quer quanto à sua evolução na aprendizagem, quer quanto ao comportamento; uma relação de proximidade com os Encarregados de Educação, procurando um envolvimento cada vez maior por parte destes; disponibilidade para a resolução de problemas inerentes ao dia-a-dia escolar dos alunos.
11 – Como avalia o estado de actualização dos seus conhecimentos científicos e pedagógicos e a sua capacidade de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação?
No que respeita aos meus conhecimentos científicos e pedagógicos, procuro manter-me em permanente actualização, que julgo ser conseguida, uma vez que, por um lado, a discussão existente com os nossos pares, como já foi referido em parâmetros anteriores, nos permite essa constante actualização. Por outro lado, a formação contínua que vou frequentando, sempre que a mesma é possível e as pesquisas através da Internet (uma ferramenta indispensável a qualquer profissional), permitem-me estar sempre actualizado/a.
Quanto às Tecnologias de Informação e Comunicação, procuro manter-me também actualizado/a.
Nota: Neste parâmetro poderão ser referidas outra licenciatura, outras habilitações…, uma vez que no parâmetro a seguir, apenas se refere à formação contínua creditada.
12 – Refira as acções de formação contínua realizadas e a classificação nelas obtida e avalie o contributo de cada uma delas para o seu desempenho profissional.
Desde 2005, realizei X acções de formação: _____, _____, ______... com a classificação, respectivamente, de ___, ___, ___... Estas acções contribuíram para o meu desempenho profissional porque estavam directamente ligadas com a minha área específica ...
Ou
Nestes últimos anos, não frequentei nenhuma acção de formação porque não esteve nenhuma disponível nos Centros de Formação mais próximos ou o centro estava desactivado...
Nota: a formação contínua conta para valorizar, desde que assegurada e gratuita. Mas não penaliza a quem não tiver frequentado. E só transita 1 crédito, de 2005 a 2007, para quem progride (Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro, artigo 33º, ponto 5).
13 – Identifique sumariamente as suas necessidades de formação e de desenvolvimento profissional.
As minhas necessidades de formação estão nas seguintes áreas:
- TIC (power-point; moodle; Quadros Interactivos; excell…)
- Identificação de Dificuldades de Aprendizagem
- Identificação de Necessidades Educativas Especiais
- Indisciplina e violência na sala de aula
- Avaliação do rendimento escolar
[...]
14 – Como avalia a relação que estabeleceu com a comunidade e o cumprimento dos seus objectivos individuais definidos neste âmbito?
Ao longo do ano lectivo, estabeleci uma relação de respeito com todos os elementos da comunidade, participando de forma activa e empenhada na vida da escola.
Nota:
Assim, o/a docente só se refere aos objectivos (específicos e gerais) que norteiam o seu desempenho profissional, no que respeita ao desenvolvimento das competências necessárias dos seus alunos, como fazia até ao passado ano lectivo, no Relatório Crítico.
Este “modelo de simplificação” decorre do “Entendimento” entre a Plataforma Sindical e o ME e a legislação que lhe está agora subjacente é o Decreto Regulamentar n.º 11/2008, de 23 de Maio.