Sobem os números de infetados. Não é possível imaginar outra coisa que não seja a continuação da subida (trágica) destes valores. A escola é um (grande, tremendo) desafio. O que é que se pode fazer quando não existe normalidade mas se tenta viver uma normalidade inexistente? Iremos continuar a atravessar o dia-a-dia desta forma, sem sabermos os números reais de infetados em cada escola, onde existem focos invisíveis cada vez mais imprevisíveis e severos. A sociedade é quem sofre. Também por este motivo, ou principalmente por este motivo, iremos continuar a somar os casos, os internamentos, os doentes em cuidados intensivos e as mortes no nosso País. É, sem dúvida, o início de um longo, muito longo ESTADO DE CALAMIDADE!
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
OS DIAS DO FIM (de Donald Trump)
OS DIAS DO FIM
A América irá sofrer a bom sofrer até que Joe Biden possa vir a tomar posse como o próximo presidente dos Estados Unidos da América.
O mundo inteiro aguarda, com expectativa, a correção do erro tremendo do povo Estado-Unidense nas próximas eleições do dia 3 de Novembro. Até lá e, principalmente, depois dessa data, quando saírem os resultados eleitorais que darão a vitória a Joe Biden, o candidato democrático, Trump irá instalar o Caos e tratar de virar ainda mais do avesso um país dividido e desorientado pela sua arrogância e personalidade psicótica.
Aguardo, com alguma preocupação, estes próximos dias até à data das eleições, dias de um aumento quase exponencial do número de casos de Covid por esse mundo fora.
Os infetados não param de aumentar, mas o vírus Trump tem vacina marcada para o próximo dia 3 de Novembro, se nada de absolutamente Trumpótico vier a acontecer...
Aguardemos deste lado do oceano Atlântico.
quinta-feira, 23 de abril de 2020
DIAS DE QUARENTENA #42
sábado, 18 de abril de 2020
DIAS DE QUARENTENA #37
As vozes chegavam-lhe de todos os lados, vinham por detrás, outras encavalitavam-se aos seus ombros e saltavam-lhe para cima, outras permaneciam ali anichadas, à espera de vez para serem murmuradas.
- Vem – repetiu ele para o mesmo sol que antes o acordara – Diz-me se eles ainda estão vivos, já que a lua faz de conta que não me conhece. Ela ignora os que a interrogam, é grande apreciadora do silêncio."
João Santos
in "O Lago das estátuas de pedra"
https://youtu.be/hG4lT4fxj8M
quarta-feira, 1 de abril de 2020
DIAS DE QUARENTENA #20
Ao adormecer, caímos. Pudesse eu gritar, e gritaria! Agora sonho, sonho que durmo e sonho uma história louca que mal compreendo, e adormeço de novo a rodopiar na mesma queda imensa.
Naufragámos neste sonho... chegámos depressa onde não queríamos. Chegámos depressa ao mesmo ponto de partida onde víamos o grande mar oceano a brilhar por debaixo de uma lua feita de prata que caminhava connosco rumo ao desconhecido. A ela prendemos os olhos e acalmámos os receios, e depois naufragámos...
Ainda falta um bocadinho, falta um pequeno grande bocadinho para acordar.
quinta-feira, 26 de março de 2020
DIAS DE QUARENTENA #14
quarta-feira, 25 de março de 2020
terça-feira, 24 de março de 2020
DIAS DE QUARENTENA #12
A Itália teve hoje mais um aumento dramático de mais 743 mortos, estando agora os números oficiais em 6820 mortes e perto de 70000 infetados...
Isto acontece depois de ontem terem tido uma ligeira diminuição nos números trágicos.
Conte está a falar ao país, mas apenas para acrescentar que quem fugir à quarentena arrisca multas que podem ir dos 400 aos 3000 euros.
A Itália está de rastos, de cabeça perdida, e a emergência nacional pode muito bem continuar a ser equacionada, mas o primeiro ministro italiano não sabe dizer até quando.
Conti, no meio de um discurso solitário, e numa espécie de ajuda para o tentar ultrapassar este caos, fez uma reflexão: "O povo italiano terá ainda muito tempo para pensar acerca do que verdadeiramente interessa, e o que é realmente fundamental para todas as nossas vidas."
segunda-feira, 23 de março de 2020
DIAS DE QUARENTENA #11
Um dia de cada vez...
Sempre EM CASA!!!!
DIAS DE QUARENTENA #9
Muito esforço colectivo nos espera pela frente, muito esforço...
O nosso PM vai avançando, Março, Abril, Maio... será para lá de meados de Maio que teremos de contribuir TODOS para o relançamento da economia.
Primeiro a saúde, as pessoas, depois cá estaremos para o que der e vier.
Já agora, e neste exato momento em que todo o planeta luta contra o inimigo invisível, os Australianos optam por idas à praia, e a juventude estado unidense prefere curtir o Spring Break na Florida... enquanto os britânicos só hoje decidiram fechar escolas e, vejam lá, encerrar PUBS!!!
Quanto a mim, acho que vou mesmo aproveitar todo este tempo para regressar à "MINHA" literatura.
Vou voltar a escrever!
Parei porque entendi que a realidade ultrapassa SEMPRE a mais inconcebível das ficções.
Ver-nos-emos, se tudo correr bem, daqui a 3 meses.
Beijinhos...
DIAS DE QUARENTENA #8
Só um fortíssimo sentido cívico nos pode afastar dos números cruéis de Itália e dos nossos vizinhos espanhóis.
Ouvi dizer que em certos hotéis de Milão ainda se praticam festas e jantares com gente que não respeita ninguém nem quer perceber nada do que se passa ao seu redor.
Esse é o único verdadeiro medo, a continuada estupidez humana...
DIAS DE QUARENTENA #7
A província de Hubei, epicentro do coronavírus, não registou novos casos de nas últimas 24 horas.
Em toda a China, os mais de 30 novos casos foram todos importados.
Tecnicamente, o surto de Covid 19 está em vias de total remissão neste país que se encontra já a reiniciar a sua vida e rotinas.
Na Europa, a Itália necessita de toda a ajuda possível. O caos instalou-se em definitivo sendo a zona de Brescia a mais martirizada com o número de mortos e infectados a não parar de aumentar.
Em Portugal, os números crescem mas a um ritmo mais lento que em Espanha, França, Alemanha e Itália.
Talvez tenhamos conseguido fazer o devido a tempo de evitar uma crise pior.
Mantenham-se em casa!
Por vós, por nós, por todos os avôs e avós deste país.
Os próximos dias vão dizer-nos que estes dias de quarentena generalizada fazem e fizeram todo o sentido.
Somos capazes, somos mesmo muitíssimo capazes de resistir ao inimigo invisível com um número mínimo de baixas.
Depois pensaremos na economia!
FIQUEM EM CASA!
DIAS de QUARENTENA #6
Esta seria (infelizmente) MESMO a única forma de se poder fazer baixar os terríveis índices globais de poluição do Planeta. Passámos a ter finalmente TEMPO para pensar e equacionar devidamente o que é realmente necessário e importante para cada um de nós.
O preço a pagar é tremendo, mas se não voltarmos a ser os mesmos idiotas do costume, devemos saber tirar as melhores Lições destes dias 'diferentes" que temos ainda de enfrentar.
https://www.publico.pt/2020/03/16/ciencia/noticia/coronavirus-menos-milhao-toneladas-co2-dia-1907964?fbclid=IwAR1EsK548Cjbo-tqOMEpk_L6eFz_83z9jN8uwCk3WBuRxm4-dYywPYOqNwg
terça-feira, 17 de março de 2020
DIAS de QUARENTENA #5
O dia lá fora
acordou tranquilo
dizem que Veneza
está mais limpa
a água dos canais
mais transparente
em Temple Bar
não correrá Guiness
não saltarão as bailarinas
em fantásticas coreografias
custa a acreditar
custa
e irá custar
cada vez mais...
FIQUEM EM CASA
segunda-feira, 16 de março de 2020
DIAS de QUARENTENA #4 - Dias de Blogues Literários abertos a todos os meus leitores
Estamos todos de quarentena.
Itália é o caso mais dramático na Europa, atualmente com mais de 1600 mortos. Espanha não se encontra em melhor situação, e temo que em Portugal os números comecem a piorar de forma drástica.
Tentando manter alguma tranquilidade, vamos dando instruções e aulas desde casa, colocando informação e dados online. Uma espécie de regresso à tele-escola mas pelos piores motivos.
É complicado, muito complicado, mas a situação vai tornar-se bastante mais difícil.
Vamos ter de fechar fronteiras, cafés, restaurantes, ... e julgo que já devíamos ter imposto esse estado de emergência pois iremos pagar em mortes e num ainda maior número de infetados o adiamento dessa importantíssima decisão.
Decidi abrir todos os meus blogues literários aos leitores que os queiram visitar nestes dias complicados, para quem desejar ler textos originais. Apenas o primeiro romance se encontra editado. Aviso, desde já, que não existiu qualquer revisão aos textos, daí ser possível encontrar "gralhas", apesar de não serem em grande número... É só clicarem nos links que se encontram à direita no meu blogue, por baixo de AS MINHAS OBRAS LITERÁRIAS.
BOA QUARENTENA
BOAS LEITURAS
FIQUEM EM CASA!
Estado de emergência pode ser declarado quarta-feira, admite Ferro Rodrigues
O Conselho de Estado reúne-se na próxima quarta-feira de manhã (dia 18) e poderá declarar o estado de emergência, admitiu o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.
segunda-feira, 2 de março de 2020
Muita água passou por debaixo do moinho
Neste momento o vírus já chegou a Portugal. Demorou, mas cá o temos, para o que der e vier.