quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vamos a ver o que nos aguarda até ao Natal...

A desagregação do "Castelo Encantado" da Educação deste País lá vai continuando, carta a carta, a ruir pela base que o sustenta!

Não são só os colegas que se vão assumindo contentes ( e tristes ao mesmo tempo, mas isso é outra conversa! ) ao abandonarem o "barco", antecipando as suas reformas!


Não são só os colegas que se vão mantendo ( e a que custos pessoais ! ) em situações de atestado médico até que a essa bendita reforma lhes seja finalmente publicada em D.R..


Não são só as toneladas e toneladas de papel e as toneladas e toneladas de enleadas e inenarráveis grelhas que servem a pseudo-cosmética da futura Excelência Educativa.


Não são só as mães e pais das crianças e jovens deste País que permanecem bastante desconhecedores da Verdadeira Hecatombe Educativa para onde atiraram os docentes dos seus educandos.


Não são só já as muitas "doenças" de alguns "colegas" que, na Direcção de escolas por este País fora, começaram a ser afectados por perigosos tiques de autoritarismo e de surdez, considerando como válidas apenas as suas próprias opiniões.


Não são só as horas que na semana de cada docente se consomem nas escolas em estéreis reuniões que se multiplicam como virús informáticos, mais as horas que se contabilizam nas aulas de substituição de colegas, nas sessões de apoios educativos, nas salas de estudo abertas, fechadas ou com tecto de abrir, nas preparações e planificações de dias de paragem, dos clubes e projectos educativos, nas mesas eleitorais, nas bibliotecas, nos CRIE, PNL, PNM, CNO, EFA, CEFA, PAA, PAAA, PCT, PEE, PEAE, PlatMOODLE, SALA TIC.... ( e seguramente muitas ainda aqui me faltaram enunciar )...

MAS AFINAL DE CONTAS ONDE ESTÁ O TEMPO QUE NECESSITAMOS PARA PREPARAR DEVIDAMENTE AS AULAS A LECCIONAR, PARA AS LECCIONARMOS E PARA AVALIARMOS COM A DEVIDA SERENIDADE E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL O TRABALHO DOS NOSSOS ALUNOS????????? ONDE, PERGUNTO NOVAMENTE???


Esse tempo, aquele que está no Núcleo da nossa actividade profissional, é depois dado DE BORLA, em casa, quantas e quantas vezes pela madrugada dentro, pelos inúmeros fins-de-semana dedicados a essa nobre função de ENSINAR!


Para finalizar esta já longa "missiva", eis que aos professores serviram numa "Bandeja Dourada" esta catastrófica AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO DOCENTE que, para muitos, irá consumir a quase totalidade das suas preocupações, deixando-os desorientados quanto ao RUMO inicial da sua função.


PERGUNTO:

Em que horas das suas semanas de trabalho irão os colegas avaliadores avaliar os seus outros colegas de trabalho?


Em que horas das suas semanas de trabalho irão os profissionais docentes conseguir decifrar as CENTENAS!!!!!, repito CENTENAS!!! de variáveis, de pontos, de alíneas, de itens e de mais itens em grelhas alucinantes da sua AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, e que parecem só ter um único Objectivo: o de Enlouquecer e de levar ao estado de Total e completa Insanidade Mental aqueles que se preparam para atacar esta Fera pelos Cornos!


Pela saúde do Nosso Sistema de Ensino, dos nossos Alunos e das Nossas Famílias, façamos parar esta BARBARIDADE, antes que tudo aquilo que reste não passe de mera areia seca pronta a ser soprada e arrastada pelos ventos Tresloucados destes Nossos Dirigentes Políticos!


O tempo é já bem Curto...
.

Sem comentários:

Arquivo do blogue