quarta-feira, 8 de outubro de 2008

E se fôr Verdade? Iria ter cá uma piada!

"A Simplificação - Primeiro Passo

Já se diz por aí, nos "mentideros", que ontem reuniu o Conselho das Escolas com toda a equipa ministerial: Maria de Lurdes Rodrigues, Valter "Excesso Grave de Faltas" Lemos e o Jorge "Sinistro" Pedreira. Ainda não tive confirmação se o Engº esteve presente. Pode ser que ...mais logo. A grande novidade da sessão de "informações" (até no Magalhães se falou) foi sobre a avaliação dos professores. Parece que vai ser centralizada através de uma aplicação na internet. Vai fazer-se tudo online?!?! Estão os professores preocupados com as metas, os objectivos mínimos e as notas máximas... Calma! Ainda têm tempo. Aguardem pela aplicação... Pensavam os professores, erradamente, que se ia manter o modelo de avaliação; Culpabilizavam os sindicatos por se terem comprometido com um mau acordo...Nada disso! A Ministra da Educação, afinal não é assim tão má para os professores. No momento em que todos estavam a desesperar com as grelhas, os objectivos e todas as outras fatalidades , repito, fatalidades, a ilustre Ministra da Educação de Portugal foi ao Parlamento das Escolas anunciar um modelo simplificado: A Avaliação pela Internet!
Modelo simplificado de Avaliação de Desempenho Docente Pela Internet 2008/2009
1. Há uma "aplicação" centralizada na DGRHE para se aplicar o modelo
2. Os professores inscrevem-se na "aplicação" tal qual para os concursos, com login e password
3. É-lhes colocado um chip informático de identificação
4. Os avaliadores, já chipados na qualidade de avaliados, avaliam também pela internet
5. A Big Mother controla todo o processo, verificando da legalidade, das notas que cada um dá e que cada um obtém, dos objectivos e tudo o mais...
6. No fim do processo, imprimem-se as fichas e... já está.

A menos que haja surpresas, não demorará muito a que os professores estejam todos com um bonita trelinha (electrónica, claro) nos seus ilustres pescoços."
repito, atenção "E se fôr verdade"????

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de saber quantos jobbs se vão arranjar para os boys vigilantes e estudiosos de todos os prof desta monstruosa plataforma.
E que palhaçada fazem os nossos colegas avaliadores no terreno se há mirónes superiores.
Dividir para reinar foi e será o lema deste governo e deste ministério.
Tiro o chapéu porque têm conseguido impor uma COISA k nos cale.
Mas talvez fiquem um dia com os maus profissionais porque os bons sabem fazer outras coisas e merecem melhor qualidade de vida fisica, económica e mental.
Amo ensinar , os alunos e o propósito de moldar os homens do futuro.
Odeio esta Coisa a k chamam escola e educação. A tristeza é profunda em quem ama esta profissão.

Arquivo do blogue