sexta-feira, 20 de julho de 2007

FÉRIAS - finalmente...


Após cinco anos consecutivos em que o trabalho me atormentava as "ditas cujas", aqui estou finalmente em FÉRIAS!
Mais importante do que o merecido descanso, é o não transportar comigo as preocupações de um final e início de anos lectivos que simultaneamente se atropelam.
Os membros de Conselhos Executivos não podem parar durante este Período sazonal. Os docentes não sabem quem fica, quem não fica. Este ano é o 2º ano do primeiro triénio do concurso de professores. Colocação essa que pode ou não "atirar" os docentes para as suas escolas de origem, para outras estranhas situações ou para outras ainda mais estranhas configurações!!!!
O concurso para professor Titular, essa A B E R R A Ç Ã O, estratégicamente colocada neste período de final-férias-início de novo ano, é outra equação a ter em conta!
Os docentes que não sabem como será a sua situação ao serem confrontados com situação de Horário Zero, visto que as escolas, caso tenham horários, podem ( e certamente devem ) manter os docentes colocados o ano passado. Onde irão parar os novos horários zero???
Os problemas que a má gestão de rede escolar sempre comporta todos os anos, as indefinições com o número de turmas para Ensino ao nível de currículos alternativos, os EFA e CEF no âmbito do tão PROPAGANDEADO Programa das Novas Oportunidades, os destacamentos por estes ou aqueles motivos, que só aparecem destinados em finais ( bem finaizinhos ) de Julho, ou, claro está bem Agosto dentro, etc, etc, etc...
A gestão do pessoal docente, construção de horários, planificação e preparação do próximo ano lectivo, a vinda ou não vinda das turmas do 1º ciclo para a escola sede de Agrupamento, os Papás, os Professores, as editoras, a gestão de pessoal não docente, a parceria pedagógica com o Estabelecimento Prisional de Coimbra, o mau estado geral das instalações e equipamentos pedagógicos do Agrupamento e a sempre eterna falta de verbas da tutela para a sua manutenção...enfim!
Muito ainda poderia aqui mencionar, mas seguramente as poucas saudades que este trabalho, na actual conjuntura do Sistema Educativo, me acabam por fazer relembrar, só me fazem sentir mais Professor em férias, FINALMENTE!!!
UM grande beijinho para a Carmo ( já a gozar a sua mais que merecida reforma ), para a Ana Leal e para a Celeste, com quem bons momentos de lealdade profissional e camaradagem passei nos últimos três anos de trabalho no C.E.. Que gozem as férias de forma bem VALENTE, porque são certamente bem merecidas.
Relembro ainda a amiga Augusta Rocha, a Fernanda T.ª, a amiga Adélia, também já em gozo da sua bem esperada reforma, assim como a Isabel Negrão, pois com todas trabalhei e com todas aprendi as práticas da boa Gestão Pedagógica e do valor que se deve dar às pessoas, acima de tudo o resto, para benefício último e sempre primeiro dos nossos ALUNOS.
Quanto a mim um breve - Até Já!

Sem comentários:

Arquivo do blogue