terça-feira, 30 de novembro de 2010

O maior Prémio Literário de Língua Portuguesa não tem vencedor este ano! Deve ser o efeito da crise!

A Crise anda a afectar a criatividade e a "capacidade estilística" dos nossos autores literários.
Será possível que com 325 obras a concurso o conceituado júri não tenha considerado nenhuma delas com valor suficiente para atribuir os 100.000 euros do prémio Leya 2010?
Não terão sido antes os efeitos "económicos" da crise a ditar esta imposição por parte dos responsáveis do grupo Leya aos membros do digníssimo júri?

Cheira a história mal contada...

Aqui vos deixo o "comunicado" do júri, dotado de uma "superior composição narrativa" e sem qualquer ponta de "fragilidade estilística":


Prémio Leya 2010: comunicado do júri
29 Nov 2010

Segunda-feira, 29 de Novembro - 18:00

O Júri do Prémio LeYa  reuniu esta tarde na sede da editora, em Alfragide, para deliberar sobre a atribuição do Prémio relativo a 2010. 
Perante originais que, apesar de algumas potencialidades, se apresentam prejudicados por limitações na composição narrativa e por fragilidades estilísticas, o Júri entendeu que as obras a concurso não correspondem à importância e ao prestígio do Prémio LeYa no âmbito das literaturas de língua portuguesa. Em consequência, e de acordo com a alínea f) do art.º 9 do respectivo Regulamento, decidiu por unanimidade não atribuir o Prémio LeYa referente ao ano de 2010.

Alfragide, 29 de Novembro de 2010

Assinado,  por esta ordem:

Manuel Alegre
Carlos Heitor Cony
Rita Chaves
Lourenço do Rosário
Nuno Júdice
Artur Pestana (Pepetela)
José Carlos Seabra Pereira

Nota: face ao teor do comunicado acima transcrito, fica assim desconvocada a sessão marcada para amanhã, 30 de Novembro, às 16h30, na qual seria anunciada a obra vencedora.

Para mais informações, por favor contacte premioleya@leya.com


PS: A montanha pariu um rato!
.

Sem comentários:

Arquivo do blogue