segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ÓSCARES 2015 - primeiras impressões

Todos os anos se repete o acontecimento mais badalado do cinema. Por esta altura, em Los Angeles, são anunciados os filmes e candidatos à mais famosa das estatuetas. Por esta altura se cometem injustiças e, tal como em anos anteriores, este ano voltam a ser cometidos alguns pecados capitais. Filmes que deviam ter sido nomeados não o foram, atores e atrizes que deviam ter sido nomeados, não o foram, realizadores que deviam ter sido nomeados, não o foram... enfim, mais do mesmo.
Lamentos de quem ama o cinema e considera que este devia ser o momento e o local para a consagração de quem é, de facto, o melhor nas suas categorias.
A academia não o faz, antes aproveita para manter e/ou promover aqueles que melhor se adaptam à sua "política" e as injustiças saltam aos olhos de todos os bons cinéfilos, principalmente os mais atentos e de gostos mais "europeus".
Falemos então de um nome que devia constar da lista dos melhores realizadores e argumentistas.- WOODY ALLEN!
Nem mais. O seu filme "Magic in the Moonlight" http://www.imdb.com/title/tt2870756/?ref_=nm_flmg_wr_3 é um dos seus melhores trabalhos, e passa completamente ao lado destes óscares 2015. Imperdoável.
Outro lamentável equívoco pela sonora e estridente ausência dos nomeados é a do ator inglês Timothy Spall, que fez um inesquecível e brilhante trabalho na "construção" do pintor inglês William Turner, papel que, aliás, lhe granjeou o título de melhor ator em Cannes, melhor ator pelo America's National Society of Film Critics, melhor ator pela NYFCC, melhor ator no Capri - Hollywood International Film Festival, e melhor ator nos  European Film  Awards. Passa também ao lado dos óscares deste ano.
E mais ainda terei para vos dizer. Contudo, fica desde já uma certeza. 2014 foi um ano em que os atores e atrizes britânicas voltaram a estar "por cima", e em todas as categorias faltam nomes que a academia fez questão em não destacar, como o de Ralph Fiennes ( no filme Grand Budapest Hotel ), ou Colin Firth ( no fime "Magic in the Moonlight", do realizador Woody Allen ).
Ainda assim há muitos britânicos nomeados para os óscares deste ano, e dois dos mais ferozes candidatos ao óscar de ator principal são ingleses. Falo de Benedict Cumberbatch, em Imitation Game, e de Eddie Redmayne, em A Teoria de Tudo.
Quanto ao melhor filme e realizador, um filme destaca-se claramente de todos os outros, assim como o seu realizador! Falo de Grand Budapest Hotel, de  . Na minha modesta opinião, o melhor dos filmes nomeados para estes óscares de 2015.
 


Até breve...
e Bom CiNEMA!!!
 

Sem comentários:

Arquivo do blogue