terça-feira, 8 de março de 2011

Eis o País REAL do "QUERO, POSSO e MANDO"!!!!!!!!


Decisão está a provocar a revolta entre os directores de escolas de Coimbra

Coordenador da DREC demitido por assinar documento contra a avaliação de professores

08.03.2011 - 14:08 Por Graça Barbosa Ribeiro
  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
  • 1 de 1 notícias em Educação
 Ernesto Paiva, que desde 1996 coordenava a Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, foi chamado na quinta-feira pela directora regional de Educação do Centro, que, diz, lhe anunciou que estava demitido daquele cargo.

 (Carla Carvalho Tomás/ arquiv
Motivo: ter subscrito um abaixo-assinado crítico do actual modelo de avaliação de professores, na qualidade de docente da Escola Secundária Infanta D. Maria. O afastamento e a razão invocada pela DREC estão a provocar a indignação de vários directores de escolas, que admitem tomar uma posição pública sobre o assunto.

Militante socialista, Ernesto Paiva diz estar "magoado e desiludido com a administração", que "ignorou anos de trabalho que ela própria avaliou com a cotação máxima ". "Sei que exercia um cargo de nomeação, mas sempre entendi isso como um factor que aumentava a minha responsabilidade no sentido de aplicar as orientações do Governo e a legislação em vigor de forma eficaz e com rigor técnico, sem olhar a cores partidárias ou a outros interesses que não fossem os da população. Nunca pensei estar impedido de ter uma opinião e de a manifestar", disse ao PÚBLICO.

"Quebra de lealdade"

Segundo disse, já havia sido contactado uma semana antes pela directora regional, que lhe terá dito que considerava a sua participação no abaixo-assinado "uma quebra de lealdade" e o aconselhou "a pensar". Nessa altura, diz, perguntou explicitamente se havia algo no seu trabalho que não correspondesse às expectativas, ao que ela terá respondido negativamente. Como tal, "pensou" e decidiu não se demitir, por considerar que a manifestação de uma opinião "não colocava em causa" a sua capacidade "de agir com a mesma eficácia e rigor de sempre".

Ernesto Paiva - que subscreveu o abaixo-assinado na qualidade de professor - diz ter contestado um modelo de avaliação que "ignora" o facto de ele "leccionar apenas uma hora e meia de aulas por semana a uma única turma.": "Trabalhando a maior parte do tempo na DREC, só enganando a administração posso corresponder a um modelo que avalia quatro dimensões da minha actividade segundo 39 indicadores e 72 descritores. Por isso, apelei a uma reflexão sobre o sistema de avaliação - era isso que se pedia no abaixo-assinado".

A directora da Escola Secundária Infanta D. Maria, Rosário Gama, frisou ontem não ter conhecimento oficial do afastamento do ex-coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra e do seu regresso a tempo inteiro àquele estabelecimento de ensino. Acrescentou, contudo, que "desde sexta-feira" tem vindo a ser contactada por outros directores de escolas que "se mostram escandalizados e profundamente revoltados com a situação" e admitem "tornar pública uma posição sobre o assunto".

O Ministério da Educação não confirmou ontem a demissão de Ernesto Paiva, informando apenas que o facto de ter assinado um documento crítico do modelo de avaliação está a ser analisado à luz do "dever de lealdade" que os coordenadores devem aos directores regionais de Educação. Ernesto Paiva diz não entender "o que poderá estar a ser analisado", já que na quinta-feira lhe foi dito que estava demitido e domingo foi informado pela sua sucessora de que aceitara o convite para substituí-lo.
CARO COLEGA ERNESTO PAIVA, COMO IMAGINA, VENHO AQUI e desta forma DEMONSTRAR TODA A MINHA SOLIDARIEDADE E RESPEITO.
Este começa a ser o País que eu nunca pensei vir a conhecer, o País onde os meus pais e avós tiveram a infelicidade de viver e que aquele corajoso e bem-aventurado dia 25 de Abril de 1974 transformou para sempre. Esta é a lição de Liberdade que os supostos esclarecidos governantes dão como exemplo a toda uma geração. Portugal está realmente a atravessar uma verdadeira crise, e que nada tem de financeira!
.
Por este motivo, por já ter antecipado toda esta prepotência e visão "esclarecida" do ministério da Educação e respectivas Direcções Regionais, já há muito tempo deveriam as escolas do País estar a funcionar em auto-gestão!
As direcções dos estabelecimentos de ensino devem ser corajosas e colocarem em bloco os seus lugares à disposição. Por menos, por muito menos, pelas palavras usadas pela anterior Ministra da Educação ao apontar os professores como "principais culpado pelo estado da educação", demitiu-se a direcção da escola básica dos 2º e 3º ciclos de Inês de Castro de Coimbra faz alguns anos atrás. O abuso de autoridade e falta de educação demonstrada, mais uma vez, por quem tudo Quer, Pode e Manda é motivo mais que suficiente para que as direcções das escolas da área de jurisdição da DREC apresentem em conjunto o seu pedido de demissão! Mas isso, caros colegas, seria apenas possível se o nosso País não fosse feito de faz de conta. No meu Portugal, seria impensável demitirem alguém só porque esse alguém assume frontalmente e em liberdade a sua maneira de pensar, seja acerca da avaliação docente conforme ela existe (?), seja sobre um qualquer outro assunto.


Vamos aguardar serenamente os próximos capítulos desta arrepiante e triste notícia...  

Sem comentários:

Arquivo do blogue