domingo, 21 de setembro de 2008

Até o Pinóquio, que é de pau, conseguiu dar cabo dos fios e passar a ser gente de carne e osso...

Nestes últimos dias tenho dado conta de colegas a tratar da sua transformação em marionetas, quais filhos pródigos de um estranho Gepetto que os hipnotiza sem piedade.
Será este o futuro que desejamos para os professores deste País?
Nesta profissão tão nobre que abraçei, damos todos conta, dia após dia, da agonia em que a classe se vai deixando enredar:
  • pagam acções de formação
  • enchem grelhas e grelhas de planificações assombradas e hiper-perfeitas
  • tornam-se mega fantásticos técnicos especializados em Tecnologias de informação
  • arriscam multas de trânsitos para chegar a horas ( com o stress até chegam antes da hora, pois o cansaço e uma certa loucura Hollywoodesca toma já conta destas mentes )
  • desconhecem aqueles adultos de 21 e 18 anos que tinham lá em casa a jantar ( e que eram os seus próprios filhos )
  • passam cinco ou seis horas em reuniões de estruturas que reunem mais de trinta vezes por ano, e ainda se sentem com forças para intervir...
  • procuram tesouros fantásticos chamados "permutas" para puderem dar assistência a familiares doentes, ir a consultas médicas, audiências em tribunal, funerais, serem humanos e terem direito a qualquer outro imprevisto ( sim, por vezes acontecem imprevistos aos professores que nem mesmo eles conseguem antecipar... )
  • adquirem datashows para não serem confrontados com a impossibilidade de utilização dessa preciosidade pedagógica, por outro qualquer colega de trabalho ter tido a mesmíssima ideia ( sei de uns à venda por cerca de 309 Euros, estão mais em conta e já tem IVA )
  • começam a falar de coisas muito bizarras uns com os outros, mesmo, mesmo muito bizarras, como, por exemplo: "já leste o blog da Leonor Alves? Tem lá tudo o que é preciso para a avaliação de desempenho! E está muito arrumadinho. Tem mais de 50 documentos essênciais para a Avaliação de desempenho!
Já devem ter percebido a ideia.

Eu vou tentar continuar a ser o Professor que sempre fui.
Acreditem que é cada vez mais complicado, pois a Loucura que se vai instalando é igual à do filme Voando Sobre um Ninho de Cucos. Prefiro a arte do Milos Forman!

1 comentário:

Anónimo disse...

E ter de dizer a um familiar... à mãe, ao pai, ou à avó:
- Eh pá não morras hoje, porque eu tenho de ir dar aulas e não posso faltar, não tenho com quem permutar e não há nenhum colega para me substituir!!!

Arquivo do blogue