sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

QUE ESPERANÇA PARA ESTE PLANETA?

A Cimeira de Copenhaga não nos trouxe qualquer novidade! Que grande novidade!
 Os povos não se entendem e o planeta irá sofrer nas próximas décadas ameaças e alterações tão avassaladoras quanto temíveis.


Estarei a ser pessimista?
A Humanidade cavou um fosso gigantesco entre ricos e pobres, entre os países ditos desenvolvidos e aqueles que tudo fazem para lá chegar...


E depois existe a China, que tudo parece produzir, que tudo vai fabricando, que vai queimando carvão, que vai largando as bicicletas, que vai crescendo, que aos Estados Unidos vai ameaçando, uma ameaça que vai muito para lá das suas gigantescas capacidades de produção.


E depois existe a Índia, e os países do antigo bloco soviético com as perigosamente esquecidas armas atómicas de destruição que fariam corar de inveja as torres gémeas do 11 de Setembro.


E o Brasil e as suas ambições de crescimento económico global que o transformaram num país que tanto cresce como destrói recursos a uma velocidade dramática.  


E os outros, aqueles que se preocupam em alimentar o imenso ódio pelo inimigo Americano e tudo o que a sociedade desenvolvida e laica representa, uma verdadeira "guerra santa" que é alimentada pelas raízes do medo, da pobreza e da cultura do terror.


ESTE NOSSO PLANETA VAI SOFRER: 

  • com o aumento e o crescimento da taxa de natalidade ( somos quase 7 biliões de seres humanos e nascemos mais nos países mais pobres e menos desenvolvidos )
  • com o aumento da poluição produzida pelos países em vias de desenvolvimento
  • com o aumento das desigualdades sociais a nível regional e global
  • com a natural degradação dos ecossistemas naturais
  • com o aumento das manifestações de desagrado que irão criar situações complexas para os estados soberanos
  • com o crescimento dos grandes aglomerados urbanos, das grandes metrópoles e megalópoles
  • com as migrações dos povos de países em dificuldades económicas, desalojados,  



Mas sofrerá de maneira ainda mais vincada e visível
com a incapacidade que o ser humano sempre mostrou ao longo da sua história em conseguir dialogar, em conseguir ultrapassar todas as suas diferenças para atingir um estado de humildade e sapiência tal que lhe permita, realmente, evitar a mais que previsível e inevitável catástrofe global.


Tal como os habitantes da ilha de Páscoa... 




COPENHAGA FOI UM COMPLETO FIASCO

Sem comentários:

Arquivo do blogue